terça-feira, 22 de abril de 2008

Dia da Terra

Hoje celebra-se o dia da Terra. Este dia serve para inspirar pensamentos e acções no que toca à apreciação do complexo e frágil ambiente terrestre.
Nos finais dos anos 60, a crescente preocupação com os assuntos do ambiente levaram a que o senador americano Gaylord Nelson do Wisconsin, numa conferência em Washington, declarasse que na primavera de 1970 se deveria organizar uma manifestação pública sobre os problemas do ambiente. O objectivo desta manifestação era meter este assunto na agenda política nacional, e embora o senador Nelson pensasse que era uma luta perdida o acto funcionou tão bem que o dia 22 de Abril passou a ser considerado o dia mundial da Terra.
Tendo em conta que os Estados Unidos da América ainda não ratificaram o tratado de Quioto, parece-me que precisamos de outro senador Nelson para voltar a meter este assunto na agenda. Ao que parece tanto o senador Obama como a senadora Clinton estão empenhados em tratar deste assunto com a maior urgência, por isso resta-nos esperar que um dos democratas ganhe as próximas eleições ou então teremos que seguir o caminho proposto por Nelson e manifestar-mo-nos contra o abuso do ambiente deste nosso planeta que, para já, é o único que temos.

1 comentário:

Vasco Gaspar disse...

Vamos ver se ainda vamos a tempo...

Apesar das reservas de petróleo estarem a atingir os mínimos (as piores expectativas apontam para o período entre 2010 e 2020), o CO2 que já foi libertado vai andar muito tempo lá em cima, contribuindo para o aquecimento global.

Esse aquecimento vai levar a muitas coisas, como à libertação das reservas de metano armazenadas no fundo dos oceanos (fenómeno que já se assiste em muitos pontos do planeta).

O metano é muito pior que o CO2 em termos da contribuição para o aquecimento global, o que poderá levar a uma reacção em cadeia catastrófica para todos nós...

Esperemos que ainda não tenhamos passado o ponto crítico que dará origem a essa reacção em cadeia...

Uma curiosidade:
Existem estimativas de que se a temperatura se elevar 6º, o nível médio dos oceanos poderão subir 20m!!!

Ainda bem que até me safo a nadar...