quarta-feira, 18 de junho de 2008

The Amazing Randi

Se já não pertencerem à geração pokemon, talvez se lembrem de um programa que dava na RTP1 (antes de existirem os canais privados), em que várias pessoas que afirmavam ter poderes psíquicos ou paranormais, eram desafiados a mostrar as suas habilidades perante todos os espectadores. As experiências eram normalmente planeadas de comum acordo entre o apresentador e o suposto médium (poderiam ter escolhido uma palavra melhor para os possuidores de tamanhas habilidades).
O apresentador de que estou naturalmente a falar é o fantástico James Randi.
Este arrasador de mitos e vigaristas é das pessoas mais activas na educação da comunidade mundial, no que toca à ingenuidade com que tendemos a acreditar em coisas que não percebemos.
Um dos seus feitos mais divulgado foi o desmascarar do pretenso psíquico Uri Geller em directo no Tonight Show de Johnny Carson quando, depois de perceber os truques que Uri Geller utilizava nos seus actos, montou experiências que não poderiam ser efectuadas recorrendo aos truques subtis que o vigarista utilizava. Como não podia deixar de ser, vendo-se encurralado e não querendo arriscar o falhanço perante milhões de espectadores, o nervoso Geller acabou por dizer que não estava a sentir a força naquele momento, o que o impedia de conseguir realizar os feitos que anunciava ser capaz.
Podem ver em baixo o vídeo de James Randi a falar disto mesmo.

Desde 1963, a fundação criada por Randi, JREF (James Randi Educational Foundation), oferece um milhão de dólares como prémio de um desafio feito a todos os autoproclamados psíquicos. Todos aqueles que dizem conseguir efectuar coisas extraordinárias podem concorrer a este prémio, sendo que terão que passar primeiro por um teste preliminar simples e depois serão então sujeitos a uma bateria de testes. Até hoje ninguém conseguiu passar dos testes preliminares.
Alguns de vocês poderão estar a pensar "eu não acredito nestas pessoas e qualquer um que acredite é ignorante e como tal nem me vou dar ao trabalho de expor estes vigaristas porque são inofensivos"! Este tipo de pensamento é muito comum, e tende a ser o mais adoptado por pessoas em todo o mundo, no entanto baseia-se no facto de que para além de fazer as pessoas acreditar em coisas erradas, nada de mal advém destes espectáculos de variedades. Ora, este argumento está claramente errado, porque não só estes truques de ilusionismo distorcem a mente dos menos preparados, mas podem inclusive alterar a vida das pessoas de maneiras que não podemos começar a imaginar. Um exemplo gritante é o caso da médium americana Sylvia Browne, que para além de cobrar aos seus clientes a módica quantia de 700 doláres por hora (acho que estou na profissão errada) para lhes fornecer informações sobre os seus familiares falecidos, dizia ajudar a polícia a desvendar casos de rapto e homicídio.
O caso mais conhecido, apresentado na CNN no programa Anderson Cooper 360, é o do rapto do jovem Shawn Hornbeck, que foi encontrado vários anos após o rapto e depois de num outro programa de televisão, a psíquica Sylvia Browne ter afirmado aos pais de Shawn que este se encontrava morto e que sabia inclusive a localização do seu corpo. As suas alegações fizeram com que na altura as buscas policiais tenham sido redireccionadas para um local diferente daquele onde se pensava ter ocorrido o rapto. Podem ver um excerto deste programa no vídeo abaixo.

Se ainda pensam que nada devemos fazer quando vemos todos os dias, auto proclamados doutores em ciências ocultas, a entrar em nossas casas através dos programas da manhã de TODOS os canais portugueses, então não sei que escreva mais!
E para os que pensam que a astrologia tem algum fundo de verdade, só porque está tão difundida, vejam mais um pequeno vídeo muito engraçado sobre o desmascarar dos horóscopos.

Sem comentários: