quarta-feira, 4 de junho de 2008

A Inteligência dos Corvos

A construção de ferramentas e o seu uso para resolver problemas nunca vistos até então é uma habilidade que normalmente só se reconhece aos humanos e a alguns primatas, e está muitas vezes associado à noção de inteligência.
A adaptabilidade a novas realidades e a capacidade de aprender observando são das características que fazem com que os animais outrora selvagens possam sobreviver no meio citadino e assim desafiar a extinção por falta de habitats. Sabemos que os corvos são uma espécie que prospera em ambientes onde existam humanos, e começamos agora a perceber que, muitas das vezes, estes dependem dos nossos hábitos e idiossincrasias para sobreviver. No entanto, a nossa resposta emocional a este tipo de animais (onde também se incluem os ratos, as baratas, etc...) é de repulsa e sempre pensando em como nos livrar desta simbiose que consideramos ser uma praga.
Cientistas têm vindo a ponderar sobre estes assuntos e a tentar fazer com que esta ligação possa ser proveitosa para ambas as espécies, e devido à inteligência e adaptabilidade dos corvos já existem maneiras de tirar proveito desta simbiose. no vídeo abaixo podem ver uma palestra sobre este problema e como, inteligentemente, usar as capacidades das nossas amigas aves negras. (não tem legendas em português)

Se quiserem aprender mais sobre esta investigação podem ir aqui.

Sem comentários: