sexta-feira, 20 de junho de 2008

Novidades da Phoenix

Depois de 24 sols (dias marcianos) a sonda phoenix já movimenta o seu braço robótico perfeitamente à vontade no local de aterragem. Os investigadores da Universidade de Tucson no Arizona pensam ter encontrado gelo alguns centímetros abaixo da superfície marciana. Mesmo sem terem analisado ainda essas amostras, existem algumas evidências de que os detritos esbranquiçados revolvidos pelo braço mecânico, possam tratar-se de bocados de gelo. Primeiro pensou-se que esses sedimentos de cor branca pudessem ser alguma forma de sal mas, algumas fotos tiradas nos dias seguintes mostram que o tamanho dos detritos brancos diminuiu consideravelmente, o que leva que se possa concluir tratarem-se de bocados de gelo que derreteram parcialmente com o calor do sol.
Os cientistas esperam, nos próximos dias, poder dizer com toda a certeza se realmente se trata de água no estado sólido ou se se trata de outra coisa.
O que acho fantástico é o facto de, com a tecnologia que temos a orbitar o planeta vermelho, podermos concluir com bastante certeza, que o sítio escolhido para pousar a phoenix teria gelo alguns centímetros abaixo da superfície. E agora que já lá estamos tudo parece confirmar-se.
É caso para dizer "Ciência, funciona mesmo!" ou então num tom mais calão como no desenho abaixo.


Sem comentários: